sexta-feira, 14 de junho de 2013

As três chamas do Amor.

Talvez o amor não seja tão complicado quanto às pessoas pensam. Assim como as outras áreas da vida essa também é sem dúvidas bem planejada por Deus.
Diferente do português, no hebraico a palavra amor possui três significados distintos.  A primeira é a palavra “Raya” (Fíleo), os gregos definem como amor entre amigos e parentes, sem malicias, um amor puro.
O segundo é o “Ahava” (Ágape). Esse é o amor fraternal e espiritual entre camaradas, irmãos e irmãs, entre a família, entre casais e seus filhos (quando de fato existe o sentimento fraterno, e não uma mera convenção social de fachada). Sendo Ágape o amor de afeição, é também amor de satisfação, pois uma fraternidade quer seja entre irmãos de sangue ou não, quer seja entre esposo e esposa, quer seja entre um núcleo familiar, etc., esse amor satisfaz porque é compartilhado e tem resposta entre todos aqueles que se reúnem para formar uma fraternidade de homens, mulheres e crianças, é o amor ao próximo.
A terceira palavra hebraica para amor é “Dod” (Eros). É o amor erótico, o amor possessivo, que exige sempre exclusividade. Existente e natural entre um homem e uma mulher que se atraem pelo visual, ele não tem uma explicação lógica ou racional para existir, sendo por isso chamado de “amor cego”, é a paixão, a atração física incontida, a sedução, o desejo ardente de possuir, de ter, de tomar posse, de estar junto, separado dos outros é até mesmo ciumento, doentio, violento, podendo levar a loucuras, é o amor que quer agrado, atenção.
Acredito que você deve estar pensando como são interessantes esses termos, na verdade não conseguiu compreender na íntegra. Pois bem, é muito simples. Em um relacionamento amoroso entre homem e mulher, assim como Deus estabeleceu, não só a durabilidade como o sucesso deste depende da harmonia entre a “chama” desses três amores. É necessário que elas queimem juntas, caso contrário ao invés de ser uma fogueira, será apenas uma chama de isqueiro, ocasionando um vazio devido à falta das outras chamas, afinal Deus criou o amor para ser algo completo.
O Cântico dos Cânticos nos dá uma série de imagens do relacionamento entre homem e mulher. A alegria, o conflito, a perplexidade. É como se o amor que esse casal explora tivesse uma vida própria. A mulher diz várias vezes: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser. (Cânticos 2:7)  . E é como se ela dissesse: Seja o que for, é tão bom, é tão lindo, não podemos fazer nada para estragá-lo. Fomos criados para queimar todas as chamas juntas. E pense em todas as formas em que estragamos isso.     

“Não se surpreende que as pessoas sintam-se vazias e insatisfeitas. Ao separar as chamas, nunca se alcança a satisfação. Isso é como viver fora do plano que Deus criou para sua vida."

Talvez a nossa cultura não tenha ideia do que é a verdadeira sexualidade. Talvez o mundo ao nosso redor, no que se trata de sexo, esteja completamente por fora. Afinal, a verdadeira sexualidade é vasta e misteriosa. Envolve você como um todo. Você tem um corpo, também tem alma e espírito. "Amor é o encontro das almas dando tudo de si para o outro."

“Raya, Ahava e Dod, não é conhecido pelo mundo, ou pelas pessoas do mundo. Não existe a mínima chance de criá-lo, formá-lo, ou manipulá-lo. Apenas em Deus e de baixo do mesmo jugo é possível prová-lo e vivê-lo. Ouse viver este fogo e em hipótese alguma aceite nada diferente disso. E acredite! Ele jamais se apagará, ou terá fim. Você é o melhor de Deus e, com isso, o Melhor de Deus te pertence.”

As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente não o teria. 

Cânticos 8:7

Inspirado no Vídeo:







                                                     Loma I.C

2 comentários:

  1. Como Deus é maravilhoso e perfeito em tudo!

    "ele não tem uma explicação lógica ou racional para existir"

    "É como se o amor que esse casal explora tivesse uma vida própria."

    Só Deus, pra ser capaz de criar algo tão divino e maravilhoso. E quando se experimenta amar, entende o quanto isso é real e poderoso. Não há dúvidas de que o amor, em um todo, é uma obra de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Sim, Ele preparou tudo, e nós estragamos a perfeição da obra das suas mãos. Mas graças a Deus que por meio de Cristo temos comunhão com Ele, assim através da nossa fidelidade e sua misericórdia podemos ter a chance de viver o melhor de Deus :DD
    Loma I.C

    ResponderExcluir