terça-feira, 8 de outubro de 2013

26 anos, solteira e sem filhos.

O que vem agora?
Meus dois irmãos recentemente tiveram filhos, que mais do que provável, completaram suas famílias. Ambos são mais velhos do que eu, por isso faz sentido eles estarem em um estágio diferente. Eles conheceram e casaram com suas esposas, compraram cães e tiveram filhos, todos em uma pequena sequência agradável. Adoro vê-los construir suas famílias. É uma coisa muito boa. Quando o meu último irmão se casou, eu estava nos meus vinte e poucos anos. Ninguém comentou nada sobre eu casar também.
Mas, e agora? Eu tenho 26 anos, estou solteira e sem filhos. Os comentários começaram...
"O que vem agora?"
"Quando você vai se casar?"
"Os bebês ficam bem com você!"
"É melhor começar!"
Eu não deveria estar muito preocupada com o que eles estão dizendo. Eles só estão brincando ou me incentivando com o próximo passo na minha vida. É inofensivo! Ninguém quer dizer nada com isso, é apenas tempo de eu estar indo na mesma direção que os meus colegas. Faz sentido. Eu entendo.
Mas isso não me deixa muito confortável.
Acredite em mim, tenho plena consciência de que estou solteira e sem filhos. Eu nem sequer tenho um emprego de verdade neste momento. Estou ciente de que estou ficando velha. Estou ciente de que eu não estou seguindo os mesmos padrões como os meus pais ou os meus irmãos, ou muitos dos meus colegas. Estou ciente de que meu relógio biológico está correndo. Oh meu Deus, EU ESTOU tão consciente!
Então, quando você - amigos, familiares, conhecidos, seguidores no Twitter e os leitores do blog - me lembram que eu estou longe de onde deveria estar, na minha idade, isso me quebra. Eu sinto como se tivesse feito algo errado. Eu sinto que vou deixar você decepcionado ou que estou cometendo algum erro horrível.
Tenho 26 anos de idade.
Eu não tenho um marido. Eu não tenho filhos. Eu não tenho uma carreira.
Em vez de se deliciar com a liberdade, bênçãos e possibilidades ilimitadas que essa fase da vida me oferece, eu fiquei congelada, sentindo-me como se eu não fosse o suficiente. Como se o que eu já fiz realmente não importasse, ou que eu não tenha conseguido nada de bom. Sou um pária. Eu sou defeituosa. Estou em pânico. Ao comentar sobre essa fase da minha vida como se não houvesse algo que eu pudesse fazer para mudar isso, faz com que me sinta inadequada. A maioria dos dias eu realmente amo onde eu estou agora, mas quando as pessoas questionam o meu estado civil, eu acho que estou atrapalhando minhas chances de fazer qualquer coisa que vale a pena na minha vida.
E se o meu objetivo final não tem nada a ver com o casamento ou filhos ou uma carreira? E se o meu objetivo fosse amar as pessoas e abraçar plenamente os dons que me foram dados? Isso seria o suficiente? E se o meu objetivo de vida for simplesmente correr a corrida, para ser chamado de "servo bom e fiel" no final de tudo isso? Talvez isso signifique casar e ter filhos e uma carreira próspera, mas talvez não. Tudo bem se isso não acontecer?
Quando você pergunta quando eu vou me casar, eu não tenho uma resposta para você. Quando você insinua para que eu tenha filhos, isso me deixa com inveja dos novos pais. Quando você comenta sobre a minha falta de uma carreira estável, eu fico frustrada. Quando você faz essas perguntas isso não me ajuda a crescer. Não adianta me sentir satisfeita com onde estou. Seus comentários causam mais dano do que você imagina. Talvez você esteja apenas tentando começar uma conversa ou jogar conversa fora, ou talvez você está realmente interessado na minha vida. Por isso, sou muito grata.
Mas, gostaria de sugerir uma coisa: ao invés de me perguntar o que vem a seguir, pergunte-me sobre o agora. Pergunte-me o que Deus está me ensinando, me pergunte com o que eu estou lutando, ou o que me traz alegria. Eu estou aprendendo, estou crescendo e estou feliz. Eu adoraria conversar sobre tudo isso.
Tenho 26 anos de idade. Eu não tenho um marido. Eu não tenho filhos. Eu não tenho uma carreira. Eu não tenho o que as pessoas esperam que eu deveria ter, mas estou totalmente abençoada com coisas absurdas, divertidas e fantásticas que eu nunca teria sonhado para mim mesma.
Então, por favor, meus queridos amigos, não me pergunte o que virá a seguir. 

Foto: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário